• Rua Aurora, 525, São Paulo/SP
  • 11 3358-8000
  • atendimento@jmc.com.br
Precisa de um Orçamento? Ligue: 11 3358-8000

Quadro de distribuição: quais são os tipos e como montar?

  • Home  
  • Quadro de distribuição: quais são os tipos e como montar?
22 Aug,2022

Um projeto elétrico com bons materiais elétricos é crucial para assegurar que as necessidades dos moradores sejam atendidas de forma preventiva, inclusive quando se trata do quadro de distribuição, o que significa seguir as normas de segurança da NBR5410, que norteiam as instalações elétricas.  

quadro-de-distribuicao

Toda instalação residencial precisa de um quadro de energia e a escolha do tipo de quadro dependerá das necessidades específicas e influenciará diretamente no seu funcionamento adequado. 

O que é o quadro de distribuição e como ele funciona?

Toda a eletricidade que está dentro de uma instalação elétrica passa por um quadro de distribuição. Ou seja, ele funciona como o coração da instalação elétrica, uma vez que comanda todos os circuitos elétricos de uma residência. Dentro do projeto elétrico, esse sistema é o mais importante, pois é por ele que passa toda a distribuição de energia da instalação. 

Esse equipamento importante para o lar ou empresas, é conhecido também como quadro de força, quadro elétrico, quadro de luz ou quadro de distribuição. Ele é agregado ao sistema de fornecimento de energia responsável por concentrar todos os cabos referentes à fiação elétrica e por distribuir energia em subcircuitos para todos os ambientes da edificação. É no quadro de distribuição que todo o cabeamento da instalação elétrica de uma residência ou empresa se encontra, assim como circuitos de iluminação, tomadas e demais cargas.  

Os quadros de distribuição também são responsáveis por abrigar os dispositivos de proteção da instalação elétrica, por exemplo, os disjuntores, dispositivos que previnem curtos-circuitos e sobrecargas.  

quadro-de-distribuicao

Como se trata de uma instalação elétrica, é essencial que o quadro de distribuição esteja de acordo com algumas normas, como a NBR 5410 (Instalações elétricas em baixa tensão), a NBR IEC 61439-3 (Conjuntos de manobra e comando de baixa tensão), além da própria NR-10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade), norma regulamentadora que exige a adoção de medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais. 

Confira diferentes tipos de quadro de distribuição 

Ao escolher um quadro de distribuição, é importante estar atento às diferenças e escolher aquele que atenda melhor às suas necessidades. A escolha dependerá do projeto e das especificações da obra. O ideal é analisar com cautela e eleger o modelo mais seguro e que seja capaz de suprir as suas necessidades adequadamente.  

Confira alguns modelos: 

Quadro de embutir – Ele precisa ser instalado no interior de uma parede.  

Quadro de sobrepor – Geralmente fixado na superfície por parafusos, permanecendo à mostra.  

Ambos estão disponíveis em diversos tamanhos e formatos e tais opções ainda variam de 4 até 48 disjuntores ou mais. Qualquer um dos tipos de quadro de distribuição pode ser instalado em sua residência ou empresa.

Além disso, é necessário avaliar se, para o tipo de instalação, ele será monofásico, bifásico ou trifásico, algo que define também os disjuntores (monopolar, bipolar ou tripolar) utilizados no quadro de distribuição. As instalações monofásicas, bifásicas e trifásicas se diferenciam pela quantidade de condutores elétricos e na variação de voltagens que os aparelhos podem funcionar (127/220V). 

O que é necessário para a montagem de um quadro de distribuição? 

quadro-de-distribuicao

Para realizar a instalação corretamente, além de observar o local adequado e ter um bom profissional, é necessário contar com o apoio de algumas ferramentas e materiais de instalação elétrica: 

  • Quadro de Distribuição de Circuitos; 
  • Alicate desencapador; 
  • Chave Philips e/ou de Fenda; 
  • Multímetro; 
  • Disjuntor DR 
  • Cabos dimensionados para circuito; 
  • Identificadores para os disjuntores (etiquetas, fitas ou outros); 
  • Disjuntor bipolar ou monopolar 
  • Equipamentos de proteção individual. 

No mercado atual, os consumidores ainda encontram os tipos de quadros de distribuição produzidos por diferentes marcas e com materiais distintos. As alternativas mais indicadas e utilizadas pelos profissionais são aquelas fabricadas a partir de aço inox, uma vez que apresentam alta capacidade de proteção e longa durabilidade. 

Além de escolher o tipo correto de quadro e os materiais adequados é sempre importante contratar um profissional capacitado para a instalação, além de manter a manutenção do quadro para segurança e bom funcionamento. É necessário analisar os circuitos usados na residência e os tipos de aparelhos utilizados, para calcular a compatibilidade de voltagens, amperagens e quantidade de disjuntores para uma distribuição elétrica realmente eficiente. 

A JMC oferece tradição no mercado de material elétrico e uma linha completa de material elétrico para a indústria ou residencial e agora conta com uma loja virtual que permite a compra online. Na hora de investir em transformação com segurança você pode contar com a JMC.    

Somos especialistas em material elétrico, material para iluminação, oferecemos lustres, luminárias e pendentes, além de toda a estrutura elétrica de qualidade e com toda segurança que você precisa. Contamos com equipamentos de ponta, estacionamento com manobrista e vendedores altamente capacitados para prestar o melhor atendimento!   

Confira mais detalhes acessando o site da JMC, as redes sociais facebook e instagram, ou entre em contato diretamente com um de nossos atendentes pelos telefones: (11) 3358-8000 ou WhatsApp (11) 3358-8000, além disso, você pode conhecer os nossos produtos acessando o nosso e-commerce, que também garante excelência na hora comprar material elétrico. Até a próxima!    

agenciarami

    Leave a comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *