Para evitar acidentes elétricos é necessário ter bastante atenção ao manusear fios e aparelhos elétricos do imóvel. Quando se tem crianças em casa, o cuidado deve ser redobrado, independentemente da idade!
A curiosidade natural e o senso de aventura podem estimular o aprendizado, mas também levar a situações e lesões perigosas quando se trata de eletricidade, pois a curiosidade das crianças as expõe a perigos envolvendo pontos de energia elétrica, especialmente envolvendo a inserção de objetos na tomada, ocasionando acidentes elétricos que podem causar sérios danos à saúde dos pequenos.
Por isso, na conversa de hoje traremos algumas dicas sobre a prevenção de acidentes elétricos envolvendo crianças. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!
O que são Acidentes elétricos?
Os acidentes elétricos (choque elétrico), são resultantes da passagem de uma corrente elétrica pelo organismo. Eles causam desde a sensação de formigamento, dores musculares, contrações, queimaduras graves, convulsões a paradas cardíacas.
Nos últimos meses, as crianças permaneceram em casa com maior frequência e, com muitos pais em home office, essa atenção frequentemente acaba sendo dividida. Por isso, é necessário redobrar os cuidados a fim de evitar acidentes elétricos.
É muito importante conversar e sempre orientar quanto aos riscos da energia elétrica e a importância da prevenção de acidentes. No caso dos maiores, explicar os riscos pode ser eficaz. Já para as crianças pequenas, cuidados diários dentro do imóvel podem evitar acidentes com eletricidade, causados pela curiosidade das crianças que não têm noção do risco.
Como evitar acidentes elétricos com crianças?
Brincadeiras próximo de instalações elétricas: É muito comum que crianças sejam atraídas por brincadeiras que possam envolver risco invisíveis, com isso, é necessário estar sempre atento aos riscos em relação a brincadeiras perto da rede elétrica urbana, como soltar pipas, por exemplo. É importante orientá-los a procurar lugares abertos, afastados da rede elétrica. Além disso, não use cerol, fio metálico ou papel laminado para confeccionar a pipa, eles são condutores de energia e podem causar choques capazes de levar à morte.
Se o brinquedo ficar preso em fios elétricos, nunca tentar retirá-lo, evitar subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. É importante sempre orientá-los a manter a distância de fios caídos ou partidos;
Chuva e raios: Além de não ser aconselhável ficar na rua em dias de grandes tempestades com raios, também não se deve soltar pipas em dias de chuva ou de vento muito forte e em caso de relâmpagos, é importante que a crianças se recolha imediatamente para evitar acidentes elétricos ocasionados pelos raios;
Equipamentos infantis: Equipamentos geralmente usados pelas crianças, como videogames, computadores, televisores, celulares e tablets devem ter a atenção dos adultos, especialmente aqueles com possibilidade de manejo durante o carregamento. Isso vale para eletrodomésticos em ambientes molhados, pois a água é forte condutor de energia;
Aparelhos elétricos e água: Água e eletricidade não combinam, por isso é importante sempre manter aparelhos elétricos longe e, ao usar qualquer equipamento, esteja sempre calçado e com as mãos secas;
Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos: É importante sempre manter equipamentos elétricos fora do alcance de crianças para evitar acidentes. Use tomadas no novo padrão do Inmetro e use protetores nas saídas de energia.
Além dos cuidados diários com as crianças, a conservação dessas áreas é responsável por, além de aumentar a vida útil dos equipamentos internos, se preservar contra possíveis acidentes elétricos, evitar falhas no dia a dia, manter boas condições estruturais e reduzir os custos com reparos emergenciais.
E para não se arriscar, você deve tomar alguns cuidados que garantam sua integridade física e a dos demais que estão a sua volta, por isso separamos uma lista de precauções para você:
Fios desencapados ou partidos – É muito importante estar atento à presença de fios que estejam expostos ou cortados. Material elétrico exposto podem causar acidentes;
Carregador na tomada – é importante sempre remover o carregador da tomada após o uso, pois, além de economizar energia, você evita possíveis acidentes;
Fio Terra – Procure de tempos em tempos sempre usar Fio Terra em dispositivos que interrompem o fluxo de energia ao detectar fuga de corrente elétrica;
Atualizar as tomadas de 3 pinos – O pino do meio tem o papel de amenizar variações elétricas e choques;
Troca de lâmpadas – Ao trocar lâmpadas, certificar-se que o circuito está desenergizado e desligue o disjuntor;
Uso de benjamins e extensões – Tenha atenção redobrada e cautela ao utilizar benjamins e extensões, para não sobrecarregar as tomadas, muitos aparelhos ligados na mesma tomada podem causar sobrecarga e curto circuito na fiação;
Dispositivo DR: O dispositivo DR (Diferencial Residual) protege as pessoas contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto (causado por fuga de corrente).
Ao detectar uma fuga de corrente na instalação, o Dispositivo DR desliga o circuito imediatamente.
Serviços de eletricidade – Para realizar serviços envolvendo eletricidade, contar sempre com a ajuda de um profissional qualificado.
As dicas acima, além de serem importantes para o seu dia a dia, ajudam na prevenção da vida e possíveis acidentes. Na hora de comprar materiais elétricos para proteger o seu lar, conte com a JMC, especialista em lâmpadas LED, materiais elétricos, iluminação de qualidade, equipamentos de ponta e vendedores prontos para te ajudar com orientações necessárias sobre como amenizar esses impactos.
Confira mais detalhes acessando o site da JMC, as redes sociais facebook e instagram, ou entre em contato diretamente com um de nossos atendentes pelos telefones: (11) 3358-8000 ou WhatsApp (11) 3358-8000. Até a próxima!