• Rua Aurora, 525, São Paulo/SP
  • 11 3358-8000
  • atendimento@jmc.com.br
Precisa de um Orçamento? Ligue: 11 3358-8000

Barramento elétrico: quais são os modelos e como escolher?

  • Home  
  • Barramento elétrico: quais são os modelos e como escolher?
07 Mar,2022

No artigo de hoje nós vamos falar sobre o barramento elétrico. Afinal, você sabe o que é e como funciona?

barramento-eletrico

A instalação elétrica é um sistema bem complexo, isso a gente sabe, né? Cada parte dela tem uma função específica para que a instalação funcione corretamente e a gente consiga fazer tarefas básicas do dia a dia. Cada material é dependente do outro. Quando falamos especificamente do barramento elétrico, estamos falando sobre o responsável pela distribuição de tensão e corrente elétrica dentro de um sistema, ele é uma peça fundamental para a instalação e funciona como distribuidor de fase, de aterramento ou de carga neutra, e pode ser utilizado em painéis elétricos, como quadro de distribuição de luz, tomadas e disjuntores. 

Além disso, é maleável e com isso garante uma flexibilidade ao sistema, pois pode ser dobrado, cortado e furado de acordo com a necessidade do cliente e o espaço disponibilizado.

Em empresas especializadas você irá encontrar diversos tipos de barramento elétrico, esse equipamento varia de acordo com a capacidade máxima de corrente elétrica, sua durabilidade e material de fabricação.

Cada modelo é mais adequado para um tipo específico de sistema elétrico. Confira abaixo as principais opções:

barramento-eletrico

Geralmente os barramentos são feitos de cobre, por ser um bom material condutor de eletricidade, e as conexões entre cada peça do barramento elétrico são realizadas através de parafusos.

Barramento de cobre não isolado – Esse modelo é bem procurado e seu principal diferencial é sua grande capacidade elétrica, ou seja, esse barramento consegue transmitir uma quantidade muito elevada de energia. Mas, o uso desta instalação é recomendado para sistemas que não passem por manutenções frequentes.

Barramento de cobre isolado – Essa é mais uma opção. O material é feito a partir do cobre, mas com material isolado. Sua grande vantagem é a facilidade e a segurança na hora do uso. Oferece grande segurança contra curto-circuito. Esse produto não é indicado para correntes com muita energia elétrica, suas conexões são variadas e sua fixação pode ser feita de forma prática com parafusos.

Além disso, os barramentos se diferenciam em relação à sua condução de energia. Neste sentido, eles podem ser:

Barramento terra: É um tipo de barramento específico para a proteção de pessoas, garantindo mais segurança na instalação. Ele “leva” possíveis fugas de descargas elétricas para o solo, eliminando os riscos de acidentes.

barramento-eletrico

Barramento neutro: O barramento neutro faz a ligação de circuitos. Ele faz a ligação, através de fios e terminais, entre o ponto zero de cada circuito, ou seja, nos pontos de diferença de potência entre as fases de um quadro. A distribuição elétrica fica mais funcional e segura.

Barramento fase: É responsável pela distribuição da corrente elétrica para os circuitos, sendo que um dos tipos mais utilizados é o barramento tipo pente.

Barramento tipo pente: Funciona como uma régua metálica revestida por um plástico isolante. Dessa régua saem alguns “dentes” para encaixar em vários disjuntores de uma única vez. Assim, todos os disjuntores conectados no barramento tipo pente ficam energizados juntos, sendo possível fazer as derivações necessárias.

barramento-eletrico

É muito importante se atentar aos pequenos detalhes das instalações:

Seja você o proprietário do empreendimento, seja você o responsável pela compra dos materiais elétricos, é importante saber quais são os principais tipos de barramento elétrico para que se tenha mais segurança sobre o bom andamento do projeto ou ainda durante o pedido de cotação desses materiais. Cada barramento é utilizado para atender às especificações de cada tipo de condutor (fios e cabos elétricos).

A escolha do tipo de barramento elétrico varia de acordo com as características da instalação e essa análise sempre deve ser feita por um profissional da elétrica. O ideal é que um profissional eletricista faça a instalação. Junto com o profissional responsável pela obra ou reforma, serão decididos quais os materiais necessários e quais especificações precisam ser seguidas.

Além disso, quando se tem um barramento bem dimensionado com material de qualidade, se elimina o risco de surpresas indesejadas, além disso vale lembrar que a manutenção preventiva é fundamental e rotineira.

Conte com a JMC!

Como você viu, cada barramento elétrico é responsável por funções diferentes em uma instalação é importante para a segurança das instalações, principalmente na prevenção de curto-circuito.  

É normal que dúvidas apareçam no momento da compra, por isso você precisa contar com profissionais que ofereçam o suporte necessário e materiais de qualidade para a sua instalação. Conte com a JMC, especialista em material elétrico, iluminação de qualidade, equipamentos de ponta, oferece barramentos elétricos que atendem todas as normas de padronagem e oferecem qualidade e segurança nas instalações, além de vendedores prontos para te ajudar com orientações necessárias sobre como amenizar esses impactos, trazendo as melhores soluções.

Confira mais detalhes acessando o site da JMC, as redes sociais facebook e instagram, ou entre em contato diretamente com um de nossos atendentes pelos telefones: (11) 3358-8000 ou WhatsApp (11) 3358-8000. Até a próxima!

agenciarami

    Leave a comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *