• Rua Aurora, 525, São Paulo/SP
  • 11 3358-8000
  • atendimento@jmc.com.br
Precisa de um Orçamento? Ligue: 11 3358-8000

Tomada Industrial: O que é e como utilizar?

  • Home  
  • Tomada Industrial: O que é e como utilizar?
16 Aug,2022

As instalações industriais performam em alta capacidade, trazendo uma gama de atividades que incluem os setores de elétrica, construção civil, hidráulica, mecânica e recursos humanos, como forma de garantir todo o funcionamento do estabelecimento, bem como a eficiência dos processos de produção. Por isso, esse tipo de instalação demanda materiais específicos que suportem essas condições com eficiência e segurança. Um exemplo disso é a tomada industrial

Você sabe o que é uma tomada industrial? 

tomada-industrial

É muito comum as pessoas confundirem e acharem que as tomadas são iguais em todos os lugares, independente se é uma residência ou comércio. Para as residências, há um padrão de tomada, enquanto as indústrias utilizam um modelo diferente conhecido como tomada industrial. 

As tomadas industriais possuem a importante função de agir como ponto de conexão para o fornecimento de eletricidade a equipamentos. Elas são feitas para trabalhar com correntes muito maiores do que as normalmente utilizadas em residências, servindo para operar em diversas máquinas e equipamentos industriais. 

No geral, elas são diferenciadas e mais resistentes para atender às demandas do ambiente industrial, sendo fundamentais para garantir a segurança do trabalhador e de todos que frequentam o local. 

Especificidades técnicas e diferenças entre as tomadas convencionais e as industriais: 

As tomadas residenciais seguem a NBR 14136, enquanto as industriais seguem a NBR IEC 60390. Dentro do nosso lar, comumente, utilizamos tomadas de 10A e 20A. 

Pensando nas tomadas industriais, uma das principais vantagens desse tipo de tomada é que ela suporta a distribuição de energia para aparelhos grandes por intervalos mais longos de tempo, ajudando a manter a sua empresa com processos produtivos realmente eficientes, sem resultar em atrasos ou prejuízos. 

tomada-industrial

Tipos de tomadas industriais e onde cada uma delas é aplicada: 

  • Tomada industrial de sobrepor: fica com o corpo aparente na hora de ser fixada em uma estrutura; 
  • Tomada de embutir: fica somente com pequena parte do encaixe de forma aparente; 
  • Tomada de acoplamento: não precisa de fixação em paredes ou estruturas, sendo usada para a criação de extensões.

Além disso, existem diversas características da tomada industrial, como:  

Quantidades de pinos – Existem quantidades de pinos diferentes, os quais variam conforme a utilização: 

2P+T: para dois pinos de fase ou fase e neutro com um de terra; 

3P+T: três pinos de fase ou dois fase, um neutro + o terra e; 

4P+T: para três cabos de fase, um de neutro e um de terra. 

Cores – As cores das tomadas são modificadas de acordo com a tensão da instalação.

  • lilás: 24V; 
  • amarela: 100V; 
  • azul: 220V; 
  • vermelha: 380V. 

E a tampa de proteção – Ela é importante e funciona como uma trava de segurança e, também, protege a tomada contra a entrada de certas partículas que podem danificar o sistema. 

Quais os riscos de utilizar o tipo inadequado de tomada nas indústrias?  

tomada-industrial

É importante estar atento ao uso desse tipo de tomada para que não ocorram incidentes como, por exemplo: 

Curto circuito e incêndio – O uso incorreto ou má instalação pode causar um curto-circuito e até mesmo incêndio. 

Aumento dos gastos – O mau dimensionamento e instalação incorreta pode causar um aumento significativo no seu custo de energia, além de outros riscos que precisam de atenção, como panes elétricas. 

Queima e mau funcionamento de aparelhos – A instalação incorreta pode ocasionar uma sobrecarga na tomada, aparelhos eletrônicos podem sofrer queima e mau funcionamento. As máquinas grandes demandam essas tomadas específicas, então se faz necessário ter atenção nesse detalhe.  

É importante ter os materiais necessários para a manutenção correta das suas tomadas industriais. Conexões seguras são capazes de impedir que imprevistos e acidentes se concretizem. Na hora de considerar a instalação da sua tomada industrial, garanta qualidade e a confiabilidade do fabricante em primeiro lugar, conte com a JMC, a empresa conta com materiais de qualidade altamente resistentes que podem evitar dores de cabeça e custos com manutenção, aumentando a produtividade da sua empresa.   

A JMC possui toda a linha de plugue e tomada industrial, além de materiais de iluminação e material elétrico para indústria. Se você está procurando por um fornecedor de materiais elétricos ou por produtos específicos conte com a JMC, que está super antenada nesses temas e, além de investir em estratégia para melhorar a experiência dos consumidores, com seus 50 anos de mercado, oferece tradição no ramo de materiais elétricos, fornecendo os melhores equipamentos para sua empresa.

Agora, com o novo e-commerce, a JMC traz toda a sua tradição no mercado com ainda mais praticidade. Na hora de investir em transformação com segurança você pode contar com a JMC. Conheça os nossos produtos acessando o nosso e-commerce e compre material elétrico com segurança e qualidade sem sair do conforto da sua casa.  

Somos especialistas em material elétrico, material para iluminação, oferecemos lustres, luminárias e pendentes, além de toda a estrutura elétrica de qualidade e com toda segurança que você precisa. Contamos com equipamentos de ponta, estacionamento com manobrista e vendedores altamente capacitados para prestar o melhor atendimento!   

Confira mais detalhes acessando o site da JMC, as redes sociais facebook e instagram, ou entre em contato diretamente com um de nossos atendentes pelos telefones: (11) 3358-8000 ou WhatsApp (11) 3358-8000. Siga também o nosso Blog para não perder nenhuma novidade! Até a próxima!    

agenciarami

    Leave a comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *