• Rua Aurora, 525, São Paulo/SP
  • 11 3358-8000
  • atendimento@jmc.com.br
Precisa de um Orçamento? Ligue: 11 3358-8000

Mitos e verdades sobre instalações elétricas

  • Home  
  • Mitos e verdades sobre instalações elétricas
01 Apr,2022

Tenho certeza de que você já ouviu várias teorias sobre a energia elétrica que causaram diversos receios e inseguranças, né? As instalações elétricas, apesar de presentes no nosso dia a dia, ainda causam dúvidas por se tratar de um assunto mais técnico.

instalacoes-eletricas

Você não está sozinho nessa, muitas pessoas deixam de fazer diversas coisas com medo do que pode acontecer. Se olharmos para o lado, em algumas regiões, temos percebido uma movimentação na qual as pessoas têm otimizado a produção da energia elétrica, principalmente pelo medo de uma possível escassez. Sabemos que existem diversos recursos para que isso não aconteça, mas é um movimento natural.

Outro detalhe fica para as atitudes do dia a dia, com diversas informações que absorvemos diariamente lidamos com diversos mitos sobre as instalações elétricas e verdades que não acreditamos tanto assim.  Conhecer mais sobre a energia elétrica e suas instalações pode ajudar a operar melhor as instalações elétricas, prevenir acidentes e até mesmo economizar.

instalacoes-eletricas

Existem muitas dúvidas sobre energia elétrica. Por isso, separamos alguns dos principais mitos e verdades sobre eletricidade para te ajudar nesses esclarecimentos, confira:

Aparelhos com altas tensões como 220v gastam menos energia do que os de 110v?

Mito. Principalmente nas indústrias é comum usar tensões altas como 220v ou 380v para economizar nos cabos e fios, pois quanto maior a tensão, menor é o fluxo de corrente elétrica e, portanto, menor a espessura dos cabos e fios. O que o cliente precisa é estar sempre atento para não ligar um aparelho 110v em uma tomada 220v, ou vice-versa, pois isso prejudica o funcionamento e pode queimar o equipamento.

Instalações mal dimensionadas podem ser perigosas e aumentar o consumo de energia?

Verdade. Manter instalações elétricas, principalmente do nosso lar, bem conservadas é uma questão de segurança e de economia. A falta de atenção para este detalhe e má instalação dos fios pode gerar prejuízos como desperdício de energia resultante do superaquecimento da fiação. Quando não fazemos uma boa instalação, a energia passa a ser utilizada para aquecer os próprios condutores (fios) ou conexões entre eles, em vez de ser transformada em eletricidade útil para iluminar ou ligar um eletrodoméstico, aumentando assim o consumo de energia elétrica.

Equipamentos ligados na mesma tomada, principalmente com “benjamim” ou “T”) aumentam o consumo?

Mito. Vários equipamentos na mesma tomada não modificam o consumo de energia, além do normal. Mas, para uma boa segurança, principalmente das instalações elétricas, é necessário evitar. Cada tomada é projetada para uma determinada corrente. O acúmulo de equipamentos na mesma tomada pode resultar em sobrecarga e provocar até mesmo um incêndio.

Se a tomada esquentar ela pode ser perigosa?

Verdade. É importante sempre estar atento, quando uma tomada esquenta demais, além de desperdício de energia elétrica, também indica a possibilidade de incêndio.

Usar equipamentos elétricos durante tempestades atrai raios?

Mito. Os raios são atraídos por outros motivos não vinculados à energia elétrica. Porém, aconselha-se a desligar os equipamentos em tempestades para evitar que eles sejam afetados pela queda de uma descarga elétrica que por acaso atinja o local.

A capacidade de corrente de fios e cabos elétricos é a mesma?

Verdade. A rigor, a principal diferença entre fios e cabos elétricos está na flexibilidade. Como os cabos são feitos por diversos filamentos são mais flexíveis.

Equipamentos em modo stand by não gastam energia?

Mito. Os equipamentos ligados em modo de espera são considerados “ladrões silenciosos de energia”, uma vez que eles podem representar até cerca de 13% do consumo de energia de uma residência. O modo stand by de um equipamento indica que ele está consumindo o mínimo possível de energia para mantê-lo em condições de acionamento rápido.

Uma boa instalação elétrica custa cerca de 5% do valor total da obra?

Verdade. Um projeto e instalação bem executados e com materiais de qualidade custam, em média, 5% do valor da obra completa.

instalacoes-eletricas

Bem esclarecedor, né?

Apesar de ser sempre interessante aprofundar-se no assunto das instalações elétricas, é sempre importante consultar um profissional quando surgirem dúvidas e problemas. Além do acompanhamento profissional, outro fator diferencial é a qualidade dos materiais elétricos e para isso a JMC se prontifica a atender o cliente oferecendo produtos de qualidade e em ótimas condições de compra.

Conte com a JMC!

Como você viu, é muito importante estar atento às instalações elétricas, principalmente na prevenção de curto-circuito.  É normal que dúvidas apareçam no momento da instalação e, principalmente, o medo, pois a energia elétrica ainda causa uma restrição maior, por isso você precisa contar com fornecedor de material elétrico de qualidade, profissionais que ofereçam o suporte necessário e materiais de qualidade para a sua instalação.

Precisa de uma loja de material elétrico que te proporcione materiais de qualidade? Conte com a JMC, especialista em material elétrico, iluminação de qualidade, equipamentos de ponta, oferece instalações elétricas que atendem todas as normas de padronizagem e oferecem qualidade e segurança nas instalações, além de vendedores prontos para te ajudar com orientações necessárias sobre como amenizar esses impactos, trazendo as melhores soluções.

Confira mais detalhes acessando o site da JMC, as redes sociais facebook e instagram, ou entre em contato diretamente com um de nossos atendentes pelos telefones: (11) 3358-8000 ou WhatsApp (11) 3358-8000. Até a próxima!

agenciarami

    Leave a comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *