• Rua Aurora, 525, São Paulo/SP
  • 11 3358-8000
  • atendimento@jmc.com.br
Precisa de um Orçamento? Ligue: 11 3358-8000

Materiais elétricos indispensáveis para sua residência que você encontra na JMC!

  • Home  
  • Materiais elétricos indispensáveis para sua residência que você encontra na JMC!
26 Aug,2022

Tanto para construções quanto para reformas na residência, um dos pontos mais importantes é a instalação elétrica e por isso é de total relevância conhecer os principais materiais elétricos necessários para uma obra bem sucedida. Principalmente quando falamos da nossa residência, é muito comum encontrarmos falhas de projeção elétrica. Dentro de casa precisamos sempre estar atentos, pois, o sistema elétrico vai muito além do ligar e desligar de uma lâmpada.  

materiais-eletricos

Ao iniciar uma reforma ou construção, o projeto elétrico e a separação de materiais elétricos são essenciais por realizarem uma análise completa, trazendo uma prospecção escrita das instalações elétricas com a disposição de todos os equipamentos e dispositivos elétricos como tomadas, pontos de iluminação, disjuntores, interruptores e circuitos elétricos, considerando o número de moradores da residência e suas necessidades cotidianas. É normal reduzirmos o sistema elétrico de uma residência a um conjunto de interruptores, dispersos em ambientes distintos, esquecendo-nos de que, na verdade, um sistema elétrico vai muito além da simples ação de apagar e acender a luz. 

Esse processo, quando bem sucedido e contando com uma boa loja de material elétrico, capaz de providenciar materiais elétricos de qualidade, garante a segurança dos moradores, evitando possíveis acidentes, como curto-circuitos e incêndios, além de assegurar o bom funcionamento dos equipamentos. Além disso, ajuda a mostrar a lista de materiais a serem utilizados para a efetivação do sistema elétrico, trazendo todos os equipamentos necessários. 

Confira  os principais materiais elétricos utilizados para uma boa infraestrutura elétrica: 

Cabos flexíveis – São os condutores elétricos responsáveis por transportar a energia elétrica de forma segura no interior de sua casa.  

materiais-eletricos

Eletrodutos – Protegem os condutores elétricos de sua casa de eventuais incêndios, choques e umidade excessiva. São facilmente encontrados em plástico e metal.  

Quadro de distribuição – Ele fica dentro da casa, e é uma caixa revestida de metal ou plástico, constituída internamente de um conjunto de disjuntores e fusíveis responsáveis pelo transporte da energia elétrica da rua para os ambientes internos do recinto. 

Quando falamos sobre a fase de acabamento, alguns materiais contemplam essa etapa, como: 

Materiais-eletricos

Interruptores – São responsáveis por ligar e desligar um circuito elétrico. São encontrados em todos os cômodos da casa e devem ter seu local de instalação muito bem projetado. 

Disjuntores – Os disjuntores têm a função de proteger todo o sistema elétrico, impossibilitando o superaquecimento dos condutores de eletricidade e eventuais incêndios. Os modelos disponíveis no mercado variam em termos de voltagem, amperagem e sistema elétrico de sua residência. 

Tomadas – Facilmente encontrada em todos os cômodos, as tomadas são utilizadas para carregar um dispositivo ou ligar um eletrônico. Além de receberem vários encaixes, devido ao padrão brasileiro, são encontradas em 10 ou 20 ampéres, a depender do equipamento que será instalado 

Adaptadores – Eles são super práticos e funcionais, são feitos em diferentes tipos de formatos a fim de auxiliar entre aqueles aparelhos, cujo encaixe destoa da tomada instalada. Ele é uma das peças principais e um coringa na instalação elétrica, garantindo que seus equipamentos sejam devidamente carregados independentemente do encaixe disponível da tomada. 

E por falar em iluminação… 

materiais-eletricos

Lâmpadas, lustres e luminárias – Elas são as principais responsáveis por transformar a energia elétrica em luz e são uma das partes principais da parte elétrica, estão distribuídas por todos os cômodos de uma residência e trazem o principal para o imóvel, iluminação. 

No mercado, você poderá encontrar diversos modelos e estilos entre lustres e luminárias que agregam em estética aos ambientes, tendo uma função mais decorativa. Quando falamos de lâmpadas simples com a função apenas de iluminar, encontramos alguns diferenciais importantes como: 

Incandescentes: Lâmpadas já fora do mercado, devido a sua baixa performance, mas que podem ser encontradas em algumas residências. Esse tipo de lâmpada tem um consumo mais elevado e hoje já não faz tanto sucesso. Basicamente, são lâmpadas que tendem a esquentar demais, exigem uma voltagem muito alta para proporcionarem luz de qualidade e ainda por cima têm a vida útil muito baixa (cerca de 750 horas). Vale lembrar que sua iluminação tende a ser mais amarelada. 

Fluorescentes: Bastante econômicas, elas produzem 5X mais energia que as incandescentes. Podem ser encontradas nos modelos tubulares, eletrônicas ou circulares compactas. As lâmpadas fluorescentes tendem a ser mais caras que as incandescentes, mas duram bem mais. No entanto, ainda consomem mais energia que as lâmpadas de LED e duram bem menos. Por serem bem populares no mercado, ainda correspondem a grande parte das vendas de lâmpadas em geral. 

LED: são as mais procuradas dos últimos anos, por conta de sua longevidade e economia. Elas consomem 80% energia a menos que as incandescentes. A lâmpada de LED é eletrônica, o que significa que sua composição lhes permite gerar mais luz e emitir menos calor. Podem durar até 50 vezes mais que outros tipos de lâmpada, além de proporcionarem uma economia de energia de até 80%! Incrível, não? Modelo perfeito para quem procura reduzir a conta de luz!  

materiais-eletricos

Um projeto elétrico com bons materiais elétricos é crucial para assegurar que as necessidades dos moradores sejam atendidas de forma preventiva, o que significa seguir as normas de segurança da NBR5410, que norteiam as instalações elétricas. 

A JMC oferece tradição no mercado de material elétrico e uma linha completa de material elétrico residencial e agora conta com uma loja virtual que permite a compra online. Na hora de investir em transformação com segurança você pode contar com a JMC.   

Somos especialistas em material elétrico, material para iluminação, oferecemos lustres, luminárias e pendentes, além de toda a estrutura elétrica de qualidade e com toda segurança que você precisa. Contamos com equipamentos de ponta, estacionamento com manobrista e vendedores altamente capacitados para prestar o melhor atendimento!  

Confira mais detalhes acessando o site da JMC, as redes sociais facebook e instagram, ou entre em contato diretamente com um de nossos atendentes pelos telefones: (11) 3358-8000 ou WhatsApp (11) 3358-8000, além disso, você pode conhecer os nossos produtos acessando o nosso e-commerce, que também garante excelência na hora comprar material elétrico. Até a próxima!   

agenciarami

    Leave a comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *