Os brasileiros vêm demonstrado preocupação com a saúde. Dessa maneira, adotar uma melhor alimentação, possuir hábitos mais salutíferos e praticar atividades físicas, são ótimos exemplos de melhoramento da qualidade de vida. Assim sendo, muitas pessoas recorrem às academias, que no intento de atenderem a alta demanda, adaptam continuamente o espaço – dotando aparelhos mais modernos e arrojando na iluminação para academia adequada – e contratam profissionais experts na área.
Caso esteja se perguntando: qual a ligação da iluminação do local com o bem-estar dos alunos? Responderemos que ela existe e explicamos o motivo. A luminosidade da academia influencia diretamente no desempenho dos alunos, pois colabora para o corrente fluxo energético, assim como pode trazer, dependendo da intensidade, doença de pele.
Com um bom projeto de iluminação é possível trazem satisfação, conforto, melhoria na disposição e elevação da frequência dos alunos. O tema da conversa de hoje será iluminação para academia e os tipos de luminárias adequadas. Confira!
Qual a iluminação ideal para cada ambiente da academia?
O tipo de iluminação para academia depende de quais funções são desempenhadas no ambiente, ou seja, para cada aula ou tipo de exercício, uma iluminação diferente. É importante que as lâmpadas escolhidas sejam de LED por conta de sua luminosidade eficaz e de baixo consumo energético. Ao passar numa loja de material elétrico, lembre-se da credibilidade do local e da qualidade dos produtos oferecidos!
Salas de Musculação e Lutas
Por serem atividades que exigem alta concentração e consomem muita energia, a iluminação para esses espaços deve ser mais intensa, como a de um escritório, dando preferência à luz branca (cor fria). O objetivo é despertar a atenção, estimular os alunos e deixá-los mais ativos, além de evitar a sensação de cansaço. A iluminância ideal é superior a 500 Lux. O treinamento funcional (Crossfit) pode ser feito com iluminação fria ou neutra.
Use luminárias que “escondam” a lâmpada e promovam iluminação indireta (voltada para o teto) para que a luz não cause incômodos aos olhos dos alunos. O uso de difusores também é uma ótima opção!
Salas de Spinning, Jump, Zumba e dança
A iluminação cênica é ideal aqui. Luzes que acompanhem a música, dando um clima mais animado e teatral podem ajudar o aluno a se exercitar! É uma boa pedida investir em luminárias em forma de globo, espelhos, LED’s coloridos e refletores, que transformarão a sala numa verdadeira balada, com os alunos pedalando, dançando ou se exercitando ao ritmo da música. Toda essa animação ajudará a manter os alunos animados e frequentando a academia. A iluminância adequada é aquela superior a 500 Lux!
Salas de alongamento, Ioga e Pilates
Por serem relaxantes e ao mesmo tempo intensas, a dica fica com o uso de dimmers –interruptores que diminuem ou aumentam a luminosidade –, possibilitando que a intensidade da iluminação seja adaptada de acordo com o ritmo da aula. A luz natural também possui efeitos incríveis nessas atividades, sendo interessante balancear entre luz artificial e natural sempre que possível! A iluminância ideal é de 300 Lux.
Piscina
O local deve ser bem iluminado a fim de evitar acidentes. As lâmpadas devem ser posicionadas de forma que nunca estejam sobre a piscina, no intento de facilitar a troca. Afinal, ninguém quer colocar uma escada dentro da piscina para trocar a lâmpada, não é? Além disso, você teria de esvaziar a piscina toda vez que fosse mexer com material elétrico para evitar curto-circuito. Caso queira iluminar a água de forma mais eficaz, o material elétrico ideal é o rebatedor (projetor que joga a luz em refletores). A iluminância ideal é de 400 a 600 Lux.
Quadra de Futsal
Caso a sua academia possua uma quadra de futsal, a iluminação ideal geralmente é a branca, a fim de despertar a atenção dos alunos e minimizar os efeitos do cansaço. Quanto aos tipos de luminárias, atestamos que refletores de LED, desde que posicionados no alto, são materiais elétricos perfeitos para a iluminação das quadras.
Vestiários
Importante para prevenir acidentes, por isso é ideal o uso de luzes brancas a fim de despertar as pessoas. As melhores luminárias para os vestiários são as de embutir, pois são mais discretas. Todavia, os spots também podem ser usados!
Recepção
Por se tratar de uma área que é o cartão de visitas de qualquer estabelecimento, o ideal é que a iluminação para academia na recepção torne o ambiente agradável e convidativo. A tonalidade branca morna é muito interessante para a recepção; no que dizem respeito às luminárias, as arandelas são ótimas. Para a mesa de recepção, recomendamos o uso de iluminação localizada, a fim de guiar os visitantes. A instalação de um plafon posicionado acima da mesa é recomendadíssima!
A importância de adquirir materiais elétricos de qualidade
Muitas pessoas tendem a buscar os menores preços na hora de comprar material elétrico. Esse é um grave equívoco, pois quando se trata desses materiais, o barato pode sair caro! Procure por produtos de qualidade, que além de mais duradouros, são mais seguros, e evite os prejuízos decorrentes de mau funcionamento! Por exemplo, na escolha de cabos elétricos, sejam cabos 750 V ou cabos Atox, (que não propagam fumaça), procure a JMC.
Onde conseguir esses produtos? Ora, simples! A JMC é uma loja de material elétrico com muita experiência no ramo. Atuamos desde 1972 no mercado, somos na venda de materiais elétricos qualificados e oferecemos os melhores preços! Faça um orçamento conosco!
A JMC também faz ofertas incríveis através de parcerias, com eletricistas, arquitetos e engenheiros, para que estes contem com os melhores materiais e ferramentas nos seus trabalhos. Há também parcerias com empresas, hospitais, escolas, condomínios, hotéis e postos de gasolina, todas com descontos exclusivos. Confira!
Gostou de saber mais sobre iluminação para academia? Siga o nosso blog e a nossa página no Facebook para não perder nenhuma novidade! Gostou dos nossos produtos? Faça um orçamento conosco! Até a próxima!