• Rua Aurora, 525, São Paulo/SP
  • 11 3358-8000
  • atendimento@jmc.com.br
Precisa de um Orçamento? Ligue: 11 3358-8000

Disjuntor ligado ou desligado: saiba como identificar com segurança

  • Home  
  • Disjuntor ligado ou desligado: saiba como identificar com segurança
07 Jun,2022

Dentro de ambientes corporativos ou dentro de casa, os disjuntores exercem um papel importantíssimo, principalmente na proteção e prevenção de acidentes, por isso é importante saber como identificar um disjuntor ligado ou desligado para evitar problemas como curto-circuito e sobrecargas de energia. A principal qualidade de um disjuntor é ser um componente para a proteção e segurança. 

disjuntor-ligado-ou-desligado

O disjuntor é indispensável e é totalmente baseado na intensidade da corrente elétrica. Ao detectar uma sobrecarga, o dispositivo imediatamente corta o fornecimento de energia para o local, pois ele possui um desarme automático quando o mesmo identifica uma sobrecarga ou curto-circuito, o que é essencial.

Ao ser instalado ele é calibrado para permitir o uso de até determinado valor de corrente, e caso ocorra um pico de corrente ou mesmo um curto-circuito que eleve consideravelmente a corrente acima do limite suportado o circuito é interrompido, protegendo todos os elementos que compõem esse circuito. Após sanado, esse sinistro pode ser rearmado para a continuidade do funcionamento deste circuito.  

Esse equipamento exige de nós um conhecimento a mais, principalmente quanto ao seu manuseio. Por isso, identificar um disjuntor ligado ou desligado é importante para controle, pois, além de proteger, eles servem como chaves para ligar ou desligar produtos.

É importante entender um disjuntor ligado ou desligado, mas você sabe o que é um curto-circuito ou sobrecarga?

disjuntor-ligado-ou-desligado

O curto-circuito ocorre quando dois fios entram em contato indevidamente, isto causa um aumento repentino e extremo de temperatura, que pode facilmente iniciar um incêndio.

Já a sobrecarga ocorre, por exemplo, quando ligamos mais equipamentos em uma tomada do que ela, ou os “fios” a ela ligados suportam, gerando um aquecimento excessivo, também com potencial de causar incêndios. Geralmente, construções antigas possuem essas características. É importante estar atento, pois, se você possui um disjuntor desarmado, pode ser um sinal de problema na sua instalação. 

Além de proteger, os disjuntores também permitem ligar e desligar manualmente a instalação, ou parte dela, quando for preciso realizar alguma manutenção na rede elétrica, como trocar lâmpadas, por exemplo.

disjuntor-ligado-ou-desligado

Mas vem cá, você sabe quando identificar um disjuntor ligado ou desligado?

Quando o disjuntor desarma, facilmente conseguimos identificar, pois ele faz um som característico que parece um estalo, seguido de um corte de luz no circuito. Portanto, ao ouvir esse tipo de aviso, fique atento.

Atenção ao motivo do desarme – A nossa ação imediata é restabelecer a energia elétrica, mas antes, é importante entender as principais causas para descobrir a origem do problema. 

Além disso, lembre-se: só religue o disjuntor após ter a ciência de que tudo está bem. Caso a intensidade da corrente elétrica que passa pela fiação exceda o limite da capacidade especificada pelo projeto, o disjuntor desarma, essa ação evita um circuito ou uma sobrecarga e, além disso, mantém seus equipamentos em segurança. 

Saiba quando ele está ligado – Se ele estiver voltado para cima com a parte verde em evidência, então estará ligado. No entanto, se a parte vermelha aponta para baixo, logo estará desligado. Caso você necessite desativar toda a energia da sua casa, pressione o botão para baixo e estará feito. 

Como saber se a chave de luz está ligada -Abra a tampa do disjuntor na parte traseira do produto abaixo do cabo de energia. Aperte o botão de teste usando um objeto de ponta fina, como uma caneta. O interruptor do disjuntor move-se automaticamente para a posição entre ON (ligado) e OFF (desligado). Certifique-se de que o indicador esteja amarelo.

Qual o símbolo do interruptor – Círculo, que pode representar um ponto de luz, um interruptor ou qualquer dispositivo embutido no teto.

Como eu posso saber se ele realmente está funcionando? 

Multímetro – Tenha um multímetro, ele é primordial para medir grandezas de componentes eletrônicos e também a rede elétrica (Medição da tensão contínua, tensão alternada, resistência elétrica e corrente contínua etc.).

disjuntor-ligado-ou-desligado

Verifique a parte elétrica –  Coloque as ponteiras nas extremidades do disjuntor, certifique-se de que está ligado, o multímetro deverá indicar o seguinte número: 000, uma vez que o circuito está fechado.  

Verifique a parte mecânica –  Coloque a chave do disjuntor na posição ligada e dê uma batida ao lado, caso a chave desligue sozinha significa que a parte mecânica está danificada. Mas se continuar em posição de funcionamento, o disjuntor está em pleno funcionamento. 

A observação para um disjuntor ligado ou desligado é primordial. É muito importante entender o papel dos disjuntores e trabalhar com materiais de qualidade para evitar problemas na sua casa. A JMC oferece tradição no mercado de material elétrico fornecendo os melhores equipamentos para sua empresa, incluindo disjuntores de qualidade. Na hora de investir em transformação com segurança você pode contar com a JMC.  

Somos especialistas em material elétrico, material para iluminação, oferecemos lustres, luminárias e pendentes, além de toda a estrutura elétrica de qualidade e com toda segurança que você precisa. Contamos com equipamentos de ponta, estacionamento com manobrista e vendedores altamente capacitados para prestar o melhor atendimento!  

Confira mais detalhes acessando o site da JMC, as redes sociais facebook e instagram, ou entre em contato diretamente com um de nossos atendentes pelos telefones: (11) 3358-8000 ou WhatsApp (11) 3358-8000, além disso, você pode conhecer os nossos produtos acessando o nosso e-commerce. Até a próxima!  

agenciarami

    Leave a comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *