• Rua Aurora, 525, São Paulo/SP
  • 11 3358-8000
  • atendimento@jmc.com.br
Precisa de um Orçamento? Ligue: 11 3358-8000

Disjuntor de Caixa Moldada: o que é e quais as aplicações?

  • Home  
  • Disjuntor de Caixa Moldada: o que é e quais as aplicações?
09 Aug,2022

Os disjuntores são conhecidos no meio das instalações elétricas, no entanto existem diferentes tipos e aplicações para cada um deles, como é o caso do disjuntor de caixa moldada, que possui alta capacidade de proteção para as instalações. 

disjuntor-de-caixa-moldada


Mas vem cá, você sabe o que é o disjuntor de caixa moldada? 

O disjuntor de caixa moldada é um dispositivo de proteção que tem como maior característica sua robustez, que proporciona mais capacidade de corrente de curto circuito comparado a outros dispositivos de proteção. Eles fazem a proteção de equipamentos contra curtos-circuitos e sobrecargas de longa duração.  Esses equipamentos foram desenvolvidos para a proteção de circuitos de distribuição, geradores e motores, podendo ser encontrados em diversos tipos de corrente, entre 16A a 1800A.  

Principais características técnicas do disjuntor de caixa moldada:

O disjuntor de caixa moldada é mais robusto porque a capacidade de interrupção do circuito em carga é muito superior em comparação com os disjuntores comuns. 

Outra característica importante é a proteção térmica e magnética que em muitos modelos pode ser ajustada entre 5x a corrente nominal do disjuntor até 10x corrente nominal, esse ajuste é muito importante para circuitos elétricos industriais pois permite um ajuste mais sensível para uma proteção mais eficiente do circuito. 

Principais locais onde são utilizados disjuntor de caixa moldada: 

disjuntor-de-caixa-moldada


Indústrias – Esses equipamentos são aplicados, principalmente, no cenário industrial, onde é exigido interrupções com alta corrente de curto-circuito, também podemos encontrá-los em QDC (quadro de distribuição compacto) e QGBT (quadro geral de baixa tensão) de estabelecimentos comerciais e condomínios. 

Proteção de motores elétricos – Eles contam com a proteção magnética incorporada, o disparo magnético (desarme por proteção magnética) pode ser ajustada até 12X a corrente nominal do disjuntor, sendo assim, pode-se evitar o disparo do disjuntor na partida do motor onde ocorre uma elevada corrente de partida, este tipo de ajuste visa a proteção do motor em correntes de curtos-circuitos. 

Proteção de circuitos de geradores – Uma das principais características é a proteção de circuitos de geradores, pois o disjuntor conta com o disparo térmico e magnético o disparo magnético pode ser ajustado de acordo com a corrente nominal do disjuntor, o ajuste pode chegar até cinco vezes a nominal, desta forma existe uma proteção efetiva em caso de curtos-circuitos de circuitos alimentados pelo gerador. 

Interruptores e seccionadores de circuitos – São desenvolvidos para realizarem manobras elétricas, atuando também sem dispararem proteções térmicas ou magnéticas, além de contarem com dupla isolação para proteção dos usuários também pode ser instalados com manoplas de bloqueio que permitem a consignação dos equipamentos de acordo com a norma regulamentadora NR10. 

Quais são as principais diferenças entre o disjuntor de caixa moldada e os outros modelos? 

Existem três tipos de disjuntores que são bem comuns no mercado, o mini disjuntor, os disjuntores caixa moldada e os disjuntores caixa aberta. 

disjuntor-de-caixa-moldada


Mini disjuntores – Os mini disjuntores são muito utilizados em circuitos terminais em todas instalações elétricas, tem capacidade de interrupção de pequenos valores de corrente. Os valores de corrente mudam de acordo com o fabricante, em geral iremos encontrar faixas de atuação de 2A até 125A. Esse tipo de disjuntor não é recomendado para fazer a proteção de motores. Ele pode desligar instantaneamente durante a corrente de partida do motor se for subdimensionado.  

Disjuntores caixa moldada – Os disjuntores caixa moldada tem como objetivo principal a interrupção de grandes valores de energia usando uma dimensão compacta.  

Disjuntores caixa aberta – São disjuntores mais robustos, usados em instalações elétricas de grande porte, tais como: indústrias, usinas, subestações, etc.  

Os disjuntores mais comuns no mercado são os mini disjuntores, eles são aplicados principalmente em instalações elétricas residenciais. 

No caso dos disjuntores de caixa moldada as correntes de curto-circuito de interrupção suportadas são bem mais elevadas, devido à robustez do disjuntor, o mesmo suporta grande intensidade de efeito térmico magnético, isso permite que eles possam interromper a passagem de correntes elevadas de curto-circuito. Os dados mais importantes na hora de se optar por um disjuntor caixa moldada são sem dúvida alguma os dados conhecidos como ICU e ICS, a origem destes dados está relacionada com os ensaios realizados em disjuntores conforme a norma IEC 60947-2 – Dispositivos de comando e manobra em baixa tensão. 

É importante sempre utilizar o tipo correto de disjuntor para garantir a segurança da instalação elétrica, assim como utilizar materiais de procedência confiável. Se você está procurando por um fornecedor de materiais elétricos ou por produtos específicos, conte com a JMC, a empresa é especialista em disjuntores, além de materiais de iluminação e material elétrico para indústria, possui 5 décadas de tempo de atuação no mercado. Além de investir em estratégias para melhorar a experiência dos consumidores, há 50 anos a JMC oferece tradição no mercado de materiais elétricos, fornecendo os melhores equipamentos para sua empresa e agora com o novo e-commerce traz toda a sua tradição no mercado com ainda mais praticidade. Conheça os nossos produtos acessando o nosso e-commerce, e, na hora de comprar material elétrico, tenha segurança e qualidade no conforto da sua casa.   

Somos especialistas em material elétrico contemplando toda a estrutura elétrica com qualidade e toda segurança que você precisa. Contamos com equipamentos de ponta, estacionamento com manobrista e vendedores altamente capacitados para prestar o melhor atendimento!    

Confira mais detalhes acessando o site da JMC, as redes sociais facebook e instagram, ou entre em contato diretamente com um de nossos atendentes pelos telefones: (11) 3358-8000 ou WhatsApp (11) 3358-8000. Siga também o nosso Blog para não perder nenhuma novidade! Até a próxima!     

agenciarami

    Leave a comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *