“Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas, não há o suficiente para a cobiça humana.”
Quem disse essa frase não foi Al Gore, ou o Obama, nem o Lula e muito menos o Tiririca. Foi ninguém menos que Gandhi, o homem que com as palavras ao invés da violência conseguiu mudar a sua realidade, libertar seu povo e nos provar que podemos, se trabalharmos unidos, mudar o nosso mundo.
A cobiça humana é um dos grandes culpados pela situação que estamos agora. Com o avanço da tecnologia e da globalização, tivemos grandes impactos, positivos e negativos, que alteraram nossa rotina, muitas vezes de maneira irreversível. Graças às diversas descobertas nas áreas científicas, temos ao nosso alcance celulares com televisão e internet, smarthphones, mp4, mp5, mp30… Porém há o lado negativo, o resultado de todo esse avanço que é descartado, as matérias-primas que são inutilizadas, o lixo gerado… Cada vez mais se fala sobre sustentabilidade, mas ainda resta muito por ser feito.
Recentemente foi encerrado um concurso promovido pela JMC, que incentivou o envio de ideias para economia de energia elétrica. O resultado foi surpreendente. Mais de 4500 frases, participações de todas as partes do Brasil. E o mais importante: As pessoas sabem que é possível alterar, começando por cada um de nós, o ambiente em que vivemos. Cada pequena ação gera um resultado, que pode ser pequeno ou grande. Esperamos que ações assim possam ajudar a transformar o mundo ao nosso redor.
As palavras da diretoria da JMC deixam clara a visão da empresa em prol de um mundo melhor: “Agradecemos a todos que tiveram a empatia de se preocupar com o nosso mundo e participaram, colaborando com suas frases e opiniões, para a formação de uma consciência mais sustentável. Parabenizamos Suzana Pinto e Cláudia Lopes, de São Paulo, e Luiza Giancoli, de Santa Catarina, vencedoras do concurso cultural, que entre tantas respostas destacaram-se e realmente mostraram que se preocupam com o meio ambiente.”
• Participações campeãs:
Por colaborar, a Suzana levou uma Televisão LCD de 32 polegadas, a Cláudia levou um Home Theater e a Luiza recebeu em casa um DVD com Karaokê.
A frase campeã, da Suzana, foi: [A melhor solução para evitar desperdício de energia elétrica e dessa forma colaborar para a preservação do planeta é: “Provocar um choque de realidade na população, pois só assim se conscientizará da gravidade do que nós mesmos estamos causando. Opções e soluções para evitar o desperdício todos nós conhecemos, o que nos falta é responsabilidade para as praticarmos”. A Suzana nos contou que para economizar, deixa apenas a geladeira ligada na tomada, toma banhos rápidos e usa lâmpadas econômicas.
A Cláudia, que acredita que cada um deve fazer sua parte, nos disse que também toma banhos rápidos e insiste com sua família que é desperdício tomar banhos longos, deixa apenas os eletrodomésticos essenciais ligados na tomada e recicla o lixo de sua casa. Já a Luiza, lá de Santa Catarina, nos mandou um e-mail relatando sua satisfação com o concurso: “Fiquei muito feliz ao saber que minha frase foi selecionada e consegui o terceiro lugar na promoção, mas antes de tudo a possibilidade de conscientizar as pessoas sobre a importância de se economizar energia e ajudar o planeta é sem dúvida muito mais importante. Parabéns à JMC por esta iniciativa de sucesso.”
Como podemos mudar nossos hábitos? Tente imaginar que você mora em um deserto, e lá você não tem água, nem luz artificial, exceto, talvez do seu lampião e o ar é poluído, como se você estivesse em uma grande metrópole. Esse pode ser o futuro, com racionamentos cada vez mais longos, apagões, falhas nas transmissões de água e com o clima cada vez pior e mais poluido. Não é esse o futuro que queremos, é?
Prefira eletrodomésticos e eletroeletrônicos que tenham classificação, através do selo do Inmetro, entre as letras A (cumpre planemente com os padrões de eficiência energética) e D (não cumpre muito com os padrões, mas ainda não é uma “sanguessuga” de energia elétrica). Evite deixar aparelhos em Standyby, pois mesmo que seja mais cômodo, consome energia elétrica sem ser utilizado, e use lâmpadas mais econômicas.
Você economiza e o mundo sai ganhando, literalmente.