Em nosso cotidiano, fazemos uso de todo tipo de material elétrico, sendo até mesmo difícil nos imaginarmos sem eles, não é mesmo?
Com uma sociedade cada vez mais dependente de produtos elétricos, a ocorrência de acidentes elétricos residenciais tornou-se muito comum, criando uma preocupação crescente com a prevenção desse tipo de acidente.
Pensando nessas ocorrências, diversos materiais elétricos foram adaptados para maior segurança do consumidor, pois a prevenção de todo e qualquer tipo de acidente com a rede elétrica deve ser uma prioridade.
Na conversa de hoje traremos para você dez dicas de como evitar acidentes com a energia elétrica e também falaremos sobre a importância de adquirir produtos de qualidade e onde achar uma boa loja de materiais elétricos em São Paulo. Então, se quiser saber mais sobre como evitar acidentes com a energia elétrica, venha conosco!
Como evitar acidentes com a energia elétrica? Conheça 10 dicas imperdíveis!
Embora seja uma parte fundamental da nossa vida cotidiana, mexer com eletricidade pode ser muito perigoso, pois nunca se sabe quando pode ocorrer um acidente com a rede elétrica, não é mesmo? Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre como evitar acidentes com a energia elétrica! Vai passar na loja de material elétrico mais próxima? Confira as dicas a seguir!
1 – Cuidados na instalação elétrica: no momento de fazer a instalação elétrica, é necessário ter alguns cuidados, como planejar a instalação pensando na quantidade de aparelhos que você pretende ligar ao mesmo tempo para não sobrecarregar o circuito, verificar se não há vazamentos de água que possam atingir as instalações e outros.
2 – Cuidados na hora da reforma: o momento da reforma elétrica também é bastante delicado, exigindo atenção a detalhes, como o dimensionamento dos cabos, a instalação de dispositivos de proteção como disjuntores, o aterramento e o DR (diferencial residual), além da periodicidade das reformas (que devem ser feitas a cada dez anos, no mínimo) e muito mais.
3 – Conte com um eletricista: fazer alterações desse tipo sem a devida capacitação pode acarretar acidentes elétricos. Por isso, a presença de um eletricista, que é o profissional mais capacitado e adequado para fazer qualquer instalação ou manutenção, se faz necessária, tomando todos os cuidados necessários para evitar um acidente com a rede elétrica.
Esse profissional também pode ser útil caso você queira uma recomendação sobre onde encontrar uma loja de materiais elétricos em São Paulo que trabalhe com produtos de qualidade.
4 – Durante uma reforma, desligue o quadro de distribuição: ao fazer qualquer intervenção na rede elétrica, desligar o quadro de força é essencial para que a pessoa que esteja mexendo nas instalações não receba um choque ou sofra qualquer outro tipo de acidente com a rede elétrica.
5 – Evite mudar a temperatura do chuveiro elétrico enquanto ele estiver funcionando: ainda que alguns chuveiros elétricos modernos contem com sistemas de isolação que evitam choques, o risco de acidentes ocorrerem é muito grande. Além disso, durante o banho a pessoa está molhada e com os pés descalços, o que potencializa o efeito da descarga elétrica.
6 – Cuidado com tempestades: em dias de chuva forte e queda de raios, evite tomar banho com o chuveiro elétrico ligado, afaste-se de materiais metálicos, como as esquadrias das janelas, e evite utilizar aparelhos eletrônicos.
7 – Cuidado com as tomadas: quando há crianças pela casa, as tomadas se tornam um grande risco por conta da curiosidade dos pequenos. Invista na compra de tampas plásticas para tomadas a fim de evitar que as crianças insiram os dedos ou objetos metálicos nas tomadas.
8 – Não deixe fiações expostas: fios e cabos desencapados devem ser substituídos imediatamente a fim de não pôr a segurança dos habitantes da casa em risco. Além disso, é recomendado que todos os fios estejam dentro de canaletas ou eletrodutos (conduítes) a fim de evitar qualquer tipo de contato com esse material.
9 – Evite usar água para apagar incêndios na instalação elétrica: em caso de acidente com a rede elétrica, não use água para apagar o fogo, pois ela é condutora de energia. Para conter o incêndio, use extintores de classe C. Caso não haja um por perto, tente abafar o fogo sem correr risco de se queimar.
10 – Evite o benjamin ou “T”: os famosos conectores “T” ou benjamins, bem como as extensões, são vilões das instalações elétricas. Isso se dá porque embora ofereçam comodidade ao disponibilizar mais entradas para a sua tomada, ligar muitos aparelhos nesses conectores pode sobrecarregar a rede elétrica, causando curto-circuito e, consequentemente, incêndios.
Qual a importância de utilizar materiais elétricos de qualidade?
Já ouviu falar no ditado “o barato sai caro”? Essa frase é especialmente verdadeira quando se trata de material elétrico. Produtos com preços excessivamente baixos tendem a pecar no quesito qualidade. Quando isso ocorre, as chances de acidente se elevam, fazendo com que os prejuízos decorrentes desse tipo de ocorrência sejam muito maiores do que a “economia” gerada por comprar materiais de qualidade duvidosa.
A segurança deve sempre vir em primeiro lugar. Sempre procure os melhores materiais elétricos para a sua instalação, pois o investimento a mais em qualidade compensa em uma economia ao precisar de menos reparos e também ao evitar acidentes que poderiam causar perdas financeiras e até mesmo de vidas.
Quando se trata de material elétrico de qualidade, não há lugar melhor que a JMC! Trabalhamos com os melhores materiais elétricos a preços que cabem no seu bolso!
A JMC Elétrica é uma loja de materiais elétricos em São Paulo que atua no ramo desde 1972! Atendemos diversos segmentos, como construção e reforma, iluminação e decoração, casa e escritório, informática e telefonia, dentre outros!
Fazemos parcerias com empresários, eletricistas, arquitetos, engenheiros e muitos outros profissionais com ofertas ainda melhores! Interessado(a) em nossos produtos? Faça um orçamento conosco!
Gostou de saber mais sobre como evitar acidentes com a energia elétrica? Fique atento ao blog da JMC para não perder nenhuma dica! Siga-nos no Facebook e no Instagram!